segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ícone - Imagem do Invisível


Mais do que qualquer coisa, o encontro com o ícone é um encontro de oração. Um encontro de experiência e aprofundamento de vida de oração. O ícone não é nada mais do que uma oração. È uma oração expressa em cores e formas. E é isto o que distigue o ícone de qualquer outra "obra de arte".
A iconografia está iserida dentro desta realidade da teofania da Beleza de Deus. por isso constitui uma porta aberta à oração, ao encontro com o transcedente.

Para o Oriente, o ícone é um dos sacramentais, mais precisamente da presença pessoal. Certamente o ícone não tem realidade própria; em si, ele é somente uma pracha de madeira; é justamente porque ele tira todo seu valor teofânico de sua participação na Trindade, no "todo outro" por meio da semelhança, que ele não pode encerrar nada nele mesmo, mas irradia como que por irradiação esta presença.

12 comentários:

Unknown disse...

Nossa... que coisa maravilhosa! Realmente estou encantada com esse trabalho. Sou uma apaixonada por imagens, quadros e ícones sacros são algo que fascina que penetra em nós. Algo que dá prazer em contemplar, vai dos olhos ao coração e lá transmiti luz para todo nosso ser.

Denis meu "bebê" ...quanta saudade!!! Amo você e desejo que o Espírito de Deus seja força perpetua em sua vida. Deus te abençoe e Maria esteja sempre contigo.

Fica com Deus!
Grade beijo e forte abraço,
Sângela Feitosa da Silva Vieira

MAIA disse...

XXXXX

MAIA disse...

Que maravilha!
É muito bom ver os dons que Deus te deu sendo colocado à disposição dos que DEle precisam, não é mesmo!? E agora, então, através da iconografia, fazendo que muitos possam contemplá-lO em oração, em intimidade e se aprofundando em Seus Mistérios salvíficos. Deus seja Louvado! E que Ele, que nos deu o seu próprio Filho, para nossa salvação e o seu Espírito para nossa santificação, conduza-te irmão, cada vez mais, para o mais alto degrau de santificação, na tua vocação.
Deus te abençoe!
MAIA

Unknown disse...

Denis,

Meus parabens !
Deus te abençoe,
Maria Clara

Unknown disse...

Olá irmãos, contunuem com esse trabalho bonito e levando mais pessoas a amar e louvar Deus por esse meio tão eficaz do vizível.
Frei Leonardo, Recife, iniciante na arte iconográfica.

Unknown disse...

PARABÉNS DENIS PELA INICIATIVA, O ICONE SEMPRE ESTEVE PRESENTE DESDE O INICIO DA IGREJA CATÓLICA SENDO EXPRESSÃO DO SAGRADO.AO DIVULGAR OS ICONES VC ESTÁ LEVANDO AS PESSOAS AO CONHECIMENTO DESSA ARTE SAGRADA , QUE É PATRIMONIO DE TODOS OS CRISTÃOS. CONTINUE NESSA ELEGRIA LEVANDO A ARTE SAGRADA A CADA CORAÇÃO PRINCIPALMENTE PARA OS MAIS HUMILDES QUE MUITAS VEZES NÃO TEM MUITAS OPORTURNIDADES PARA CONHECER E TAMBEM SÃO FILHOS DE DEUS E MERECEM PARTICIPAR DE TUDO AQUILO QUE EXPRESSA O SAGRADO. QUE O ESPIRITO SANTO ABENÇOE CADA VEZ MAIS ESSE MARAVILHOSO DOM DA ARTE QUE VC TEM E QUE AO DIVULGAR ESSA ARTE SAGRADA VC NÃO GUARDA O DOM DE DEUS PARA PARA SI MESMO, MAS DÁ A OUTROS A CONHECER, POIS O DOM DE DEUS NÃO É PROPRIEDADE PARTICULAR NOSSA , MAS PARA COLACARMOS A SERVIÇO DE DEUS E PARA A EDIFICAÇÃO DO POVO DE DEUS. PADRE GERSON RODRIGUES

Aurinete Brasil disse...

Dênis, meu amado irmão, você é inspirado por Deus, a Ele a honra, a glória e todos os louvores por ter te criado. O ícone nos transporta da vida natural do mundo material para o mundo espiritual, através da contemplação e oração profunda ao Deus vivo, ressuscitado. Que o Senhor te abençoe, te guarde e não te deixe perecer, fique firme em seu propósito. Forte abraço. Que Maria Santíssima segure em suas mãos e o acaricie, sempre que precisar.

Padre Jorge Chainiuk disse...

Bonitos icones! Parabéns!

Anônimo disse...

"Os espelhos são usados para ver o rosto,a arte para ver a alma.......!!!!!!!!!

David disse...

Adorei a Matéria e fiquei fascinado pelos trabalhos, de bom gosto e esclarecedor.
David, apreciador de Artes Sacras.

Alfa & Ômega disse...

Com muito orgulho, acabo de seguir este blog. Sou apaixonada pela iconografia. Tenho alguns,mas são de revistas. Exponho-os na parede com muito orgulho. Lerei tudo com calma e tempo, mas o blog está lindo! Deus o abençoe. Paz e bem!

internauta disse...

Onde poderia compra uma tela ou quadro em madeira de um bom ícone (jesus pantocrator)? obrigado.

Postar um comentário